3.2.08


«In Rainbows» Radiohead 2008 (vinil)

Não se falou tanto da música em «In Rainbows» como se falou de todo o processo revolucionário da sua e-dição. Mas agora que a tempestade já passou, a música do último disco dos Radiohead vem ao de cima. E vem bem.
«In Rainbows» é para mim o melhor disco do grupo desde «Ok Computer», embora abra com 2 b-sides, que afastados logo ao princípio acabam, insolitamente, por não o desiquilibrar. A grande abertura é assim deixada a «Nude», um dos momentos altos do disco. Simplesmente belo e maravilhoso, o que nunca se podia ter afirmado de outro qualquer momento de «Hail to the Thief», «Amnesiac» ou «Kid A», os irmão feios de «In Rainbows», ou até do auto-miserabilismo - para o qual já não há pachorra nenhuma! - do solo de Thom. Porque é neste disco que os Radiohead conseguem o equilibrio entre o experimentalismo pop minimal e a beleza orquestrada por acidente consciente de uma mente a deixar-se ir com um belo groove de fundo. Começa em «Nude» e todas as canções - sim, canções! - que se lhe seguem são essenciais, não valendo a pena destacar nenhuma - usemo-las no tempo conforme as nossas disposições ou concentrações. «In Rainbows» não é apenas Bom, como por cá muitos dos críticos habituais o classificam, agora que perdem as regalias de uma primeira audição e deixam de ser os mensageiros. «In Rainbows» é muito bom, pequeno apenas devido às duas faixas iniciais que deveriam ter sido incineradas pela capa. *****

3 comentários:

T.E. disse...

E assim se muda a história da música... Este álbum carregará um simbolismo inevitável daqui para a frente.

Anónimo disse...

Ou não se muda nada... o esgotar de ideias duma banda menor "very boring"...

Anónimo disse...

Depois de disponibilizarem o disco gratuitamente ou quase os Radiohead dão concerto gratuito.
Actuação marcada para o dia 1 de Abril em Londres.

Os Radiohead vão dar um concerto gratuito no Radio Theatre da BBC, em Londres, no próximo dia 1 de Abril. Os bilhetes serão disponibilizados em locais aleatórios, mas os fãs podem habilitar-se a ganhar um de 75 pares de bilhetes através de reserva por telefone (outros serão dados pelas diversas estações de rádio da BBC).

O concerto vai ser emitido em directo no programa de Mark Radcliffe e Stuart Maconie na BBC Radio 2. A banda gravará também uma entrevista que irá para o ar durante a tarde do dia do concerto (programa Steve Wright in the Afternoon).


MRV, ontem às 12:22