2.12.07



«Conta-me Como Foi» Fernando Ávila RTP 1 (série)


É talvez a melhor série de sempre de produção nacional, no campo da ficção. Porquê? Pelo modo fidedigno como a época é recriada e pelo bom gosto posto nessa recriação. Pelos actores, pelas histórias não-lamechas, pela análise não-básica dos tempos políticos que se viviam. Também pela parte técnica: fotografia, montagem, cenários, guarda roupa, caracterização...

A solução da voz-off adulta, da personagem então mais nova da família, resulta em pleno, enquadrando na perfeição o lado mais naive da série - o da descoberta de um país, das coisas do amor, do inocente questionar de uma realidade que pouco se estendia dos limites do bairro em que cada um vivia. E apesar de o conceito ser baseado na série espanhola «Cuéntame como passó», a realidade particular portuguesa dota a série de uma singulariedade que a afasta dos produtos televisivos empacotados que nos servem diariamente.

Afinal é possível: esqueçam-se os vários falhanços em séries de recriação histórica, esqueçam-se muitos dos programas que o canal público exibe regularmente... «Conta-me como foi» é um primeiro passo, a ser acarinhado e a ser continuado nos próximos projectos nacionais extra-novelas a verem a luz do ecrán. Além dos excelentes Rita Blanco, Catarina Avelar e Miguel Guilherme, de notar também a bela revelação que é Rita Brütt, a filha mais velha que é a primeira a romper o cerco Salazarista às famílias, auto-exilando-se em Londres durante umas mini-férias. *****

7 comentários:

Anónimo disse...

lol afinal n sou só eu q vejo:S ehehe é q se riem qdo falo q gosto desta serie. adorei ler este comentario... ainda hj falei sobre todo o decor q conseguiram 5*

Anónimo disse...

grande série! e essa Rita Brütt ainda vai dar que falar, muito boa representação!

Anónimo disse...

Andei à procura dessa miúda actriz na net, porque ouvi dizer que vai estar no Fitei, no Porto, com um espectáculo performance...mas mais nada descobri e é pena.Gostava de a ver em cima de um palco, poderá ela ser grande?

Anónimo disse...

Já me cruzei duas vezes com ela no Porto.
Da primeira ia eu a sair duma pastelaria junto ao Bolhão e quase choquei com ela.
Da segunda vi-a a descer as escadas rolantes do Porto Plaza quando eu ia para o MiniPreço. Depois pôs-se atrás de mim na fila do fito supermercado... com duas embalagens de bolachas dietéticas (mas daquelas com bom aspecto...)

Anónimo disse...

A miúda esteve no fitei, com o say it with flowers no teatro nacional são joão, no dia 29 maio.

Parece que vive em Lisboa, mas tem família no Porto.

Anónimo disse...

se ela é grande? eu acho, descobri um site com uma amostra. www.quickcasting.com

Anónimo disse...

desculpem, enganei-me. A empresa é a quickcasting, o site é www.quickexclusive.com